AS ORIGENS
As origens da Casa de Laraias remontam ao início do século XVIII. Tão antiga é que o nome Laraias –mencionado em antigos registos como sendo um religioso italiano, estudante de Teologia, que se tornou monge no Mosteiro de Travanca – foi sendo adoptado por pequenos lugares contíguos à quinta que entretanto se foram formando.
A quinta possui várias minas, construídas a mando dos superiores do mosteiro com a finalidade de abastecerem o mesmo, em particular a Mina dos Frades que, como conta a lenda, serviu de abrigo e esconderijo a alguns monges e a pequenos tesouros durante as Invasões Francesas no século XIX.
A propriedade possui uma ampla e sólida casa de dois pisos, com o exterior em granito, rodeada de árvores de grande porte seculares. O seu jardim é um local muito aprazível e relaxante onde o som da água a cair no lago, o chilrear dos passarinhos e o aroma a alfazema tranquilizam qualquer mente mais inquieta.
A tradição de produção de vinho esteve sempre presente na Casa de Laraias mas só no ano de 1993 é constituída a empresa Casa de Laraias – Sociedade Agrícola Lda focada na produção e comercialização de vinhos verdes de qualidade superior.
O FUNDADOR
João Pedro Nunes de Matos, natural de Caria, concelho de Belmonte, na Beira Baixa, sempre foi um grande apreciador de vinho verde: conta que, ainda em Terras Beirãs, o vinho verde era a bebida eleita nos convívios entre amigos. Ditou o destino que haveria de conhecer em Amarante a sua esposa, Maria Amélia Nunes de Matos, herdeira da quinta Casa de Laraias, por morte de seu pai. Já casados há um par de anos e a viverem no Porto, não resistiram ao chamamento da natureza e mudam-se para a Casa de Laraias.
João Matos abandona assim a sua carreira na Judiciária do Porto e dedica-se à quinta de corpo e alma. Adquirindo formação na área agrícola foi explorando a quinta nas vertentes da pecuária e viticultura. Na década de 1980, cumpre o seu sonho ao iniciar o engarrafamento do vinho produzido com a marca Casa de Laraias. No início dos anos 1990 é deixada a exploração pecuária da quinta e todo o foco foi dirigido para as vinhas com a reconversão e plantação de novas vinhas com as castas recomendadas para a região.
Em 1993, João Matos cria a empresa Casa de Laraias – Sociedade Agrícola, Lda, de natureza familiar e que perdura até aos dias de hoje. Após mais de quatro décadas, não está arrependido da sua escolha profissional e continua muito firme e entusiasmado na actividade de produtor-engarrafador de Vinho Verde.