TERROIR

Vinte hectares com condições ideais para a produção de grandes vinhos

FOCO NO DETALHE

A Casa de Laraias possui 20 hectares de vinha explorada de forma sustentável repartida pelas seis propriedades da família: Casa de Laraias, Pigaços, Fonte Murteira, Moreira de Baixo, Covas e Loureiro.

Ao longo dos anos, as vinhas foram sofrendo reconversões tendo sido adoptados novos sistemas de condução (cordão simples e duplo) e a utilização de castas recomendadas para a região, permitindo um acréscimo de produção e um aumento da qualidade dos vinhos.

Com uma localização privilegiada, a Casa de Laraias apresenta um microclima influenciado pelo rio Tâmega ideal para a produção de vinhos verdes aromáticos, frescos, frutados e equilibrados. As vinhas são cultivadas em regime de protecção integrada em total respeito e equilíbrio com a biodiversidade existente nas nossas propriedades.

foto20-min

DA VINHA AO VINHO

Os vinhos são produzidos única e exclusivamente comas uvas provenientes das nossas vinhas, de castas autóctones da região e cultivadas em modo de produção integrada e certificadas pela SATIVA, como a Pedernã (Arinto), Azal, Trajadura, Avesso, Alvarinho e Loureiro.

Todas as actividades inerentes à produção do vinho são rigorosamente executadas de modo a podermos oferecer ao consumidor vinhos verdes de qualidade e genuínos. O início de cada vindima é estimado segundo um rigoroso controlo de maturação das uvas, sendo a sua colheita realizada manualmente.

As uvas são cuidadosamente transportadas para a adega da quinta, dotada com o equipamento mais moderno e adequado para a obtenção de vinhos de qualidade. Após a chegada das uvas dá-se de imediato o início do processo de vinificação. Esta é efectuada segundo o método de “bica aberta”, isto é, realizar a fermentação do mosto após prensadas as uvas e sem a presença dos outros elementos que compõem o cacho.

Concluído todo o processo vínico, os vinhos repousam em cubas de inox durante alguns meses e são posteriormente engarrafados.